A Água: Importância e Funções

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Texto enviado pela nutricionista Karina Gouvêa – CRN 10100987

Para se ter uma idéia da importância da água para o nosso organismo, basta uma informa-ção: a água é a responsável por cerca de 70% do nosso peso corporal. Não é por acaso. A água, que não é considerada um alimento, possui inúmeras funções essenciais para o nosso organismo.

Confira algumas delas:

A água é o principal solvente do organismo, possibilitando a ocorrência das reações quí-micas;

É pela água que são transportados os nutrientes, moléculas e outras substâncias orgânicas;

É essencial em processos fisiológicos, desde a digestão até a absorção e excreção de substâncias;

Atua como lubrificante nos processos de mastigação, deglutição, excreção e nas articulações, entre outros;

Auxilia na regulação da temperatura corporal;

É necessária para o bom funcionamento dos rins, intestino e sistema circulatório;

Mantém o equilíbrio dos líquidos corporais.

É por essas e outras razões que a água é tão importante para nós. Todos os alimentos contêm água, uns mais, outros menos. As melhores fontes de água são: a própria água, que deve ser tratada adequadamente; os alimentos líquidos, como leite, sucos e bebidas, e os alimentos sólidos como verduras, frutas e carnes.

Recomendação de água

Qual é a quantidade de água que devemos tomar a cada dia? Vai depender do clima, da atividade física, do estado fisiológico, da faixa etária e da dieta seguida por cada um. A recomendação geral é de oito a dez copos de água por dia.

Bibliografia:

1) BENDER, A. E. Dicionário de nutrição e tecnologia de alimentos. 4 ed. São Paulo: Roca.

2) MAHAN, L. K.; ARLIN, M. T. Krause: alimentos, nutrição e dietoterapia. 8 ed. São Paulo: Roca, 1995.

3) MARTINS, C. Fibras e fatos. — Curitiba: Nutro Clínica, 1997.

4) CÂNDIDO, L. M. B.; CAMPOS, A. M. Alimentos para fins especiais: dietéticos. São Paulo: Varela, 1996.