A casca da banana é tão nutritiva quanto a própria fruta!

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Esse tempo todo você comeu banana da forma errado. Parece loucura, mas você pode sim ingerir as cascas da banana! Além de comestíveis elas são repletas de nutrientes que fazem muito bem à saúde.

Você provavelmente deve ter jogado milhares de cascas de banana no lixo, mas saiba que em muitos países – na Índia por exemplo -, as vantagens nutricionais da casca da banana têm sido muito bem aproveitadas de algumas décadas para cá.

Enquanto a “carne” da banana é docinha e macia, a pele pode ser fibrosa e um pouco amarga, fato que impede que as pessoas tenham costume de aproveitar essa parte da fruta. Para isso, existem várias receitas que proporcionam alimentos saborosos e nutritivos. Por exemplo, você pode misturar a casca no seu smoothie, fritá-la ou assá-la por pelo menos 10 minutos. O calor romperá as fibras e soltará essa textura mais resistente, possibilitando digeri-la com mais facilidade.

Uma dica: quanto mais madura a banana, mais fina e doce é casca. Isso por conta de um hormônio vegetal chamado etileno, liberado pela fruta durante o processo de amadurecimento. Esse hormônio interage diretamente com os açúcares e fibras da casca, deixando-a mais doce.

Os benefícios nutricionais envolvidos são gigantes. A banana em si contém porcentagens significativas de nutrientes que são recomendados em uma dieta diária.

– 12% da quantidade de fibra diária de que seu corpo precisa: auxilia na digestão e ajuda a diminuir o risco de diabetes;

– 17% da quantidade de vitamina C sugerida: extremamente importante para o sistema imunológico, bem como o crescimento e desenvolvimento;

– 20% de vitamina B6 sugerida: auxilia na capacidade do organismo de transformar alimentos em energia;

– 12% de potássio necessário: ajuda no desenvolvimento das células, tecidos e órgãos de todo o corpo e regula os níveis de pressão e glicose no sangue.

Segundo Laura Flores, nutricionista sediada em San Diego e entrevista para a LiveScience, a pele da banana contém quantidades elevadas de vitamina B6 e B12, bem como potássio, magnésio, fibras e proteínas. Sendo assim, ingerir a casca junto com a carne da banana oferece um impulso ainda maior na ação que esses nutrientes farão em seu organismo.

 

Outro fato positivo é o impacto no meio ambiente. Em 2013, as bananas foram as frutas mais consumidas nos Estados Unidos. Um americano em média, comeu de 5,2 quilogramas de bananas ao longo do ano. Sendo que uma banana tem cerca de 130 gramas, isso equivale a 38 bananas por pessoa, ou seja, 12 bilhões de bananas em todo o território estadunidense. Se todas as cascas fossem consumidas, significaria uma redução expressiva na quantidade de lixo orgânico enviado para os aterros sanitários. A casca da banana ainda pode ter diversas outras utilidades na natureza, como por exemplo na produção de um fertilizante natural para as suas plantas: basta adicionar algumas cascas de banana em um balde de água e deixar a mistura descansar por alguns dias. Use o líquido para regar as plantas, pois os nutrientes da casca farão com que elas cresçam mais fortes.