Alimentos antioxidantes são nossa fonte da juventude

0
485

Antioxidantes e os radicais livres

Os radicais livres são liberados nos processos metabólicos do nosso corpo, mas alguns fatores contribuem para o desequilíbrio, como: poluição, álcool, cigarro, resíduos de agrotóxicos, consumo de gorduras ruins, aditivos químicos, conservantes e hormônios presentes em alimentos, e bebidas industrializadas, bem como o estresse, exames radiográficos, raios ultravioletas e atividade física em excesso.

Os antioxidantes têm a capacidade de proteger nosso organismo dos males causados pelos radicais livres. Uma parte é produzida pelo próprio corpo e outra deve ser ingerida, como é o caso das vitaminas C e E e do betacaroteno.

Alimentos campeões em antioxidantes: tomate, frutas vermelhas e cítricas (acerola, uva, romã, laranja, jabuticaba, etc), cenoura, cebola, alho, semente de linhaça e chia, chá verde, cacau (olha a páscoa aí!), outros alimentos vermelhos, alaranjados e amarelos como pimentões, abóboras, goiaba, melancia, etc.
Recomendado por Lar Natural

Uma dose de vinho tinto, suco de uva concentrado (puro), suco de romã e cranberry são fontes ricas em antioxidantes.

Para quem pratica atividade física, ingerir esses alimentos, ou ainda suplementar com a vitamina C logo após a prática, pode ser muito proveitoso.

Os antioxidantes também atuam como medidas preventivas de doenças como arteriosclerose, doença de Parkinson, Alzheimer e câncer. Fale com seu médico sobre isso!

Com tantos motivos e deliciosas soluções, vamos tirar o máximo proveito de uma alimentação saudável e viver com mais alegria e confiança, afinal, a vida pode ser bela!