Bebidas Isotônicas x Bebidas Energéticas

0
448

O termo isotônico refere-se à concentração iônica de um líquido em relação ao sangue. Ele pode ser hipotônico, quan-do sua concentração é menor que a do sangue, hipertônico quando a sua concentração é maior ou isotônico quando a sua concentração é igual a do sangue. Neste sentido, as be-bidas isotônicas são líquidos que apresentam osmolaridade muito próxima a dos fluidos corporais (280-340 mosmol/kg), sendo rapidamente absorvidas após o consumo.

As bebidas isotônicas podem ser encontradas na forma de pós, concentrados ou líquidos prontos para beber. Elas não devem ser gaseificadas, pois os gases podem causar a distensão das paredes intestinais e a sensação de peso no estômago, além disso devem conter baixo teor de carboidratos para garantir um rápido esvaziamento gástrico, levar menos tempo para atingir os tecidos que necessitam de hidratação e, assim, garantir uma rápida e eficiente reposição hidroeletrolítica.

As bebidas energéticas, por sua vez, têm como principal característica a presença de substâncias com ação estimulante do sistema nervoso central na sua composição. A grande maioria delas contêm carboidratos, taurina, cafeína, inositol, gluconolactona e vitaminas do complexo B. Estas bebidas foram desenvolvidas para melhorar a resistência física, propiciar reações mais velozes, aumentar a concentração, evitar o sono, trazer sensação de bem-estar, estimular o metabolismo e ajudar a eliminar substâncias nocivas do organismo humano.