Benefícios dos exercícios físicos

0
568

Malhar e praticar esportes não é ótimo apenas para ficar em forma. Médico revela que ajuda contra depressão, ansiedade e e estresse.

Todo mundo sabe que os exercícios físicos são essências para quem deseja manter o corpo em forma, mas  muitos desconhecem os inúmeros benefícios que existem no esporte além da queima calórica. Confira 6 vantagens de se praticar atividade física regularmente!

1. Alívio do estresse e da depressão
“A correria do dia a dia deixa qualquer um estressado, não é? De acordo com estudos, exercícios físicos aumentam a atividade dos neurotransmissores do bem estar e a endorfina produzida por eles ajuda a aumentar o relaxamento e a diminuir o estresse. Além disso, de acordo com pesquisas, a prática de exercício físico, principalmente as de longa duração como a corrida, é um dos tratamentos mais eficazes para a depressão, já que leva o corpo a produzir serotonina, dopamina e norepinefrinagerando a sensação de bem estar e prazer”.

2. Melhora do humor
“O corpo em movimento ajuda a aumentar a clareza mental, a reduzir a tensão e a elevar o estado de espírito, melhorando o humor e a positividade”.

3. Aumento da autoestima
Estudos revelaram que praticar atividade gera crescimento da criatividade, intuição e assertividade que são pontos fundamentais para o entusiasmo. Isso porque ao malhar, a pessoa passa a ter uma visão melhor e mais positiva sobre seu corpo”.

4. Redução da ansiedade
“Os exercícios aeróbicos como andar de bicicleta ou correr são grandes aliados contra a ansiedade, pois reduzem a tensão muscular e a pressão arterial, aumentando assim a sensação de tranquilidade e diminuindo a ansiedade”. 

5. Prevenção do declínio cognitivo
Exercícios aeróbicos ajudam a aumentar o fluxo de oxigênio do cérebro e a reduzir a perda das células cerebrais, assim há uma melhora na atividade cognitiva. Além disso, age positivamente no foco e nas habilidades de planejamento e pensamento”.

6. Ajuda a lidar com as emoções
A endorfina liberada durante a prática de exercícios e o aumento da serotonina no cérebro ajudam a aliviar sentimentos como dor, medo e sofrimento, pois dão a sensação de felicidade”.