Conheça os benefícios da maçã

0
656

Conhece o provérbio: uma maçã por dia mantém o médico longe? Não podia ser mais verdadeiro! As maçãs proporcionam uma série de benefícios para o corpo, ajudando-o a sentir-se mais saudável e a evitar doenças.

Veja esta lista de 10 benefícios fantásticos que pode obter comendo uma das frutas mais acessíveis e deliciosas.

vantagens-da-mac3a7c3a2

  1. Colesterol mais baixo

Ter os indicadores de colesterol altos pode causar problemas de saúde a prazo. Comendo maças, ingere nutrientes que podem reduzir os níveis de LDL, colesterol e colesterol total. Um estudo revela que duas maças por dia potenciam a redução dos níveis de colesterol em 16%. Com tal redução, comer maçãs pode ser a maneira fácil de baixar o colesterol.

  1. Melhor digestão

Para as pessoas com problemas de digestão, as maçãs são uma maneira fácil de ficarem bem. As maçãs contem fibra, o que ajuda a regular o sistema digestivo. Isto significa evacuações mais regulares, suaves, menos dor e desconforto da prisão de ventre. Com as melhorias na digestão, a prazo, a maçã também previne certos distúrbios do estômago.

  1. Aumento de energia

Os açúcares naturais das maçãs não só sabem bem como fornecem um suplemento de energia natural. É por isso que as maçãs são uma óptima opção para uma refeição matinal ou para o pós-treino. Para além de saboroso, o gosto da maçã dá-lhe a energia que precisa sem ter de recorrer a cafeína ou bebidas energéticas.

  1. Tratamento de anemia

As maçãs contêm ferro, o que pode ser uma forma de tratar a anemia. O ferro aumenta os níveis de hemoglobina no organismo, que neutraliza os efeitos da anemia. É por isso que, se se sentir fraco ou prestes a desmaiar, comer uma maçã ajuda. Os açúcares naturais combinados com o teor de ferro dão-lhe o impulso que precisa para se sentir alerta novamente.

  1. Redução do risco cancro

As maçãs proporcionam benefícios que ajudam a reduzir determinados tipos de cancro. As fibras regulam o sistema digestivo, reduzindo o risco de cancro no cólon. Para além disso, estudos revelam a relação entre o consumo regular de maçãs e o reduzido risco de cancro da mama e no pulmão. De uma forma geral, as maçãs são eficazes na prevenção do cancro.

beneficios-da-maca

  1. Menor risco de doenças cardiovasculares

As maçãs, ricas em antioxidantes, são um dos frutos mais benéficos para a saúde cardiovascular. Ao consumirem maçãs, as pessoas evitam a oxidação de gorduras o que diminui o risco de uma longa lista de problemas cardíacos crónicos, incluindo doenças cardiovasculares. Uma vez que o risco de problemas de coração aumenta com a idade, nunca é tarde demais para começar a comer maçãs.

  1. Alívio para a asma

Se sofre de asma, beber sumo de maçã ajuda-o a aliviar os sintomas. Estudos relacionam a toma diária de sumo de maçã com a redução eficaz de muitos problemas respiratórios associados a asma. A justificação científica deste benefício está nos nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios contidos nas maçãs. Para melhores resultados, certifique-se de que bebe sumo de maçã natural. Mulheres grávidas podem também evitar a asma nos seus filhos comendo bastantes maçãs durante a gravidez.

  1. Melhor controlo de diabetes

Pessoas com diabetes podem sofrer sérios efeitos a prazo relacionados com a doença, incluindo a neuropatia, problemas de visão e doença renal. Ao comer maçãs regularmente, pode ajudar a evitar alguns destes riscos. As maçãs contêm pectina, que alivia a necessidade de insulina do organismo. Além disso, os polifenóis das maçãs ajudam a regular o açúcar no sangue.

  1. Melhor visão

Os problemas oculares são muitas vezes difíceis de prevenir, contudo, as maçãs podem ajudar a aliviar alguns dos efeitos da má visão. As maçãs contêm uma quantidade considerável de vitamina A e vitamina C, que ajudam a atenuar a falta de visão nocturna. Reforçam também os olhos, ajudando a prevenir o agravamento de problemas de visão.

 

  1. Prevenção de Alzheimer

Um dos benefícios mais incríveis das maçãs é a sua capacidade de prevenir a doença de Alzheimer. Embora ainda estejam em curso estudos neste domínio, vários já confirmaram a existência de um componente especial nas maçãs chamada quercetina que protege as células do cérebro dos danos dos radicais livres, a principal causa da doença de Alzheimer. Esta descoberta veio dar aos devoradores de fruta mais um argumento para venerarem a maçã.

Então da próxima vez que for ao supermercado, lembre-se de escolher algumas das suas maçãs preferidas. Quer esteja a fazer dieta, a tentar comer de forma mais saudável, ou se está apenas a tentar viver a vida, as maçãs são um grande investimento com excelentes resultados.