Conheça os benefícios do Licopeno

0
1357

O que é licopeno?

O licopeno é um carotenoide, um pigmento naturalmente vermelho que dá cor ao tomate e a outros frutos e vegetais vermelhos, amarelos e alaranjados como melancia, goiaba, mamão, uva, goji berry, cenoura, entre outros. 

Ele é um dos 600 carotenoides conhecidos encontrados em plantas e sua cor e suas propriedades devem-se à estrutura de sua composição química natural.

Atualmente as pessoas tomam licopeno para a prevenção de doenças do coração como aterosclerose, para tratar câncer da próstata, mama, pulmão, bexiga, ovários, cólon, e pâncreas.

O licopeno também é usado no tratamento da infecção pelo vírus HPV, que é uma das principais causas de câncer do útero.

Algumas pessoas também utilizam o licopeno para tratar a catarata e a asma.

Licopeno e seus benefícios:

antioxidantes-naturais-tomates

Para a pele

A utilização de licopeno em conjunto com outros nutrientes como betacaroteno, vitamina C e vitamina E tem se mostrado como um meio possível para proteger a pele dos danos causados ​​pelo sol.

O licopeno também oferece benefícios à pele por causa das suas propriedades antioxidantes. A exposição da pelke à luz do sol provoca a formação de livres. Os radicais livres danificam as células que produzem colágeno e elastina na pele e também ativam enzimas que quebram o colágeno. Este é um mecanismo pelo qual a exposição solar provoca o envelhecimento prematuro e o câncer da pele.

O licopeno atua como um antioxidante e um potente inibidor de radicais livres e pode reduzir este tipo de dano. O licopeno funciona melhor em ambientes ricos em lípidos, por isso é adequado para proteger as células da pele.

Prevenção do Câncer:

Licopeno tem sido associado a estudos que envolvem menores riscos de câncer do pulmão e câncer da próstata. A investigação mostra que o licopeno ajuda a evitar os danos que os radicais livres causam nas células e no ADN, os fatores de risco conhecidos para contribuir no desenvolvimento de diversos tipos de cancer.

Antioxidante:

Licopeno é considerado um dos mais potentes anti-oxidantes disponíveis, e mais eficaz do que qualquer outro carotenóide, incluindo beta-caroteno. A capacidade antioxidante do licopeno não só protege as células do stress oxidativo, mas na verdade, reforçar as membranas celulares, os quais protegem as células a partir de uma variedade de perigos.

Saúde do Coração:

O licopeno impede o estresse oxidativo do colesterol LDL, que por sua vez ajuda a prevenir o endurecimento das artérias, artérias obstruídas e outros tipos de doença cardiovascular.

Saúde Óssea:

Licopeno pode ser essencial para a saúde dos ossos e para a prevenção da osteoporose. Um estudo descobriu que o licopeno na dieta ajudou a reduzir o estresse oxidativo dos ossos e, assim, reduz o risco de desenvolver osteoporose em mulheres na pós-menopausa.

Saúde Ocular:

Licopeno tem sido associado com a prevenção de danos relacionados com a idade, tais como a degeneração macular e catarata.

Infertilidade:

Pesquisas tem associado licopeno com um aumento da contagem de esperma em homens com baixas taxas de fertilidade.

Onde encontrar licopeno

O licopeno não é produzido pelo organismo humano, portanto só é possível obter seus benefícios pela ingestão de alimentos ricos nesta substância.

Alguns alimentos com teor significativo de licopeno são:

  • Tomate cozido
  • Melancia
  • Mamão
  • Grapefruit ou Toranja
  • Pimentão vermelho cozido – Repolho roxo
  • Gogi berry
  • Manga
  • Cenoura

equivalencia_licopeno

Como comprar e possíveis efeitos colaterais

O licopeno é vendido como um suplemento em formulações mistas com outras substâncias ou puro. Ele é normalmente comercializado na forma de capsulas de gel à base de óleo.

Atualmente não há efeitos colaterais relatados nem pela ingestão de alimentos ricos em licopeno nem causados por suplemento de licopeno se seguida a dosagem recomendada por um especialista médico, ou pelo fabricante do suplemento.

O licopeno é uma substância que pode oferecer muitos benefícios à saúde e a maioria dos especialistas em saúde incentiva o aumento da ingestão de alimentos com altos níveis de carotenoides incluindo o licopeno.