Decoração de um prato afeta a percepção de sabor

0
834

Baseado em texto disponível em http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia

Uma nova pesquisa mostrou que a comida parece ter sabor melhor quando é apresentada de forma mais elaborada. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, colocou essa teoria à prova, comparando a reação dos participantes a um mesmo prato apresentado de formas diferentes: quando um prato contendo os mesmos ingredientes de outros foi apresentado de forma mais bonita, os participantes o consideraram mais saboroso.

Participaram do estudo 30 homens e 30 mulheres, a cada um foi oferecido um prato de salada e eles avaliaram suas impressões antes e depois de consumir a refeição. Havia três opções de pratos, todos feitos exatamente com os mesmos ingredientes e nas mesmas quantidades, variando apenas na apresentação. O primeiro era considerado “comum”, com todos os ingredientes misturados no centro do prato; na segunda opção, a “organizada”, os ingredientes eram apresentados separados um do outro e, por fim, a terceira opção era a “artística”, na qual a disposição dos ingredientes foi inspirada na Pintura Número 201, do artista russo Wassily Kandinsky (foto).

O prato baseado na obra de arte recebeu uma nota mais alta nos quesitos complexidade, apresentação artística e aprovação geral. Depois da degustação, o prato recebeu também conceitos mais altos com relação ao sabor, apesar de suas notas para os quesitos sal, amargor, doçura e acidez individualmente terem sido semelhantes às das demais opções.
Além disso, o preço que os participantes estavam dispostos a pagar por esta refeição era o dobro daquele oferecido para os outros pratos, embora os pesquisadores acreditem que a diferença de valor pode ser uma consequencia da complexidade aparente do prato e do esforço envolvido em sua preparação.

Conheça os “mock-ups” de alimentos confeccionados pela “Casa do Nutricionista” e tenha uma forma bonita e lúdica de estimular a alimentação saudável: http://goo.gl/IBamI6.