Dica de Livro: O Cérebro Desconhecido

0
650
Cérebro Desconhecido

No livro “O Cérebro Desconhecido”, o Dr. Helion Póvoa ensina como o sistema gástrico afeta nossas emoções, regula nossa imunidade e funciona como um órgão inteligente.
Se você está procurando uma fonte de felicidade e de saúde, experimente cuidar mais atentamente de seu sistema gastrintestinal.
Pois é, o intestino – no qual prestamos a máxima atenção somente quando cuidamos de bebês – produz nada menos que 90 % da substância responsável pela nossa sensação de bem-estar, a serotonina. E como não há felicidade sem saúde, o intestino concentra, também, 80% do potencial de imunidade do corpo humano, além de ser grande produtor de hormônio de crescimento, um verdadeiro coringa no combate aos sintomas do envelhecimento.
Em O CÉREBRO DESCONHECIDO, Dr. Helion Póvoa revela as incríveis potencialidades terapêuticas desse órgão, cuja importância vem sendo resgatada pelos médicos, nas últimas décadas.

Desde o século 19, o intestino é reconhecido como órgão autônomo, capaz de executar funções independentemente de estar conectado ao sistema nervoso central. É o intestino que seleciona, entre o que comemos, o que é ou não útil. Alguns fatores, porém, como uso de antibióticos, podem tornar a mucosa intestinal mais permeável, absorvendo elementos prejudicias à saúde, como os radicais livres.
O sistema gástrico-intestinal é o local onde mais se produz radicais livres – até porque tudo o que comemos vai parar neste órgão.
Alergias, diabetes, câncer e doenças cardiovasculares também estão associados a perturbações na dinâmica das enzimas, hormônios e neuro-transmissores que atuam no sistema gastrintestinal. Se algo vai mal com o intestino – como uma prisão de ventre -, as chances de efeitos colaterais são grandes. Teorias científicas acreditam que o homem, durante o seu longo processo de evolução, desenvolveu dois cérebros: um na cabeça (que lhe permitia encontrar meios de sobrevivência e garantir a reprodução da espécie) e o intestino, que ficaria responsável pelos processos vitais de digerir e absorver alimentos.
Dr. Helion Póvoa é um dos maiores especialistas na área de nutrição e bioquímica do país. Ex-aluno de Linus Pauling, trouxe para o Brasil a medicina ortomolecular. Membro da Academia Nacional de Medicina, pesquisador da Fiocruz e professor-visitante de Nutrição em Harvard, Póvoa possui inúmeros trabalhos publicados no exterior. É autor de “A chave da Longevidade”, também publicado pela Objetiva.
Neste livro, Dr. Helion Póvoa contou com a colaboração da nutricionista Luciana Ayer, do psiquiatra Juarez Callegaro e da imunologista Claudia Calixto.

Esse e muitos outros livros você encontra na Nutrivida Editora e Livraria: www.editoranutrivida.com.br

“Informação livre: copie, imprima, distribua, compartilhe, envie por email, carta, fax, rádio, TV ou pombo correio.”