Efeitos da suplementação dietética com óleo de coco no perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos dislipidêmicos

0
1190

Texto extraído da “Biblioteca Virtual em Saúde”: http://pesquisa.bvsalud.org/regional/resources/lil-594889

Autores: Silva, Raquel; Fortes, Renata; Soares, Henrique

Objetivo: Avaliar o efeito da suplementação dietética com óleo de coco extravirgem no perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos hipercolesterolêmicos.

Método: Trata-se de uma pesquisa de intervenção realizada no ambulatório de cardiologia de Valparaíso de Goiás. A amostra foi composta de 32 pacientes, hipercolesterolêmicos, 50% do sexo feminino, idade média de 48 anos. Todos os pacientes foram suplementados com 30 ml/dia de óleo de coco extravirgem durante três meses. Analisou-se o peso corporal, o índice de massa corporal, o perímetro abdominal, a relação abdômen-quadris, o consumo alimentar (recordatório de 24 horas), assim como lipidograma completo, glicemia de jejum, apolipoproteínas (apo) A-I e B, proteína C reativa ultrassensível (PCR-us), lipoproteína (a)  [Lp(a)] e fibrinogênio antes e depois da  suplementação. Usou-se, para análise dos dados, o teste estatístico t de Student, e considerou-se significância de 5%.
Resultados: Após a suplementação com óleo de coco, observou-se redução significativa do peso, índice de massa corporal, relação abdômen-quadris, perímetro abdominal, triglicérides, lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL-c) e PCR-us, bem como aumento significativo nas concentrações de apo A-I. Observou-se, também, tendência à redução do colesterol total, lipoproteína de baixa densidade (LDL-c) e Lp(a), assim como um ligeiro aumento de lipoproteína de alta densidade (HDL-c) e fibrinogênio, porém esses resultados não foram significativos.
Conclusão: Os resultados sugerem que a suplementação dietética com óleo de coco extravirgem é capaz de exercer benefícios no perfil lipídico e cardiovascular de indivíduos dislipidêmicos.
Palavras-chave: Triglicerídeos de cadeia média; doenças cardiovasculares; dislipidemia; marcadores de risco.
Conheça o Óleo de Coco em: http://www.lojanutrivida.com/org.html