Excesso de peso pode estar ligado a 8 tipos de câncer

0
313

Um relatório publicado na revista “New England Journal of Medicine” aponta que há oito tipos de câncer que são mais comuns entre quem tem sobrepeso: fígado, vesícula, estômago, pâncreas, meningioma (tipo de tumor cerebral), ovário, mieloma múltiplo (câncer que afeta um subtipo de células da medula óssea) e tireoide.

obesidade8Perder peso seria uma forma de reduzir o risco de desenvolver essas doenças. Os pesquisadores concluíram isso após observarem mais de mil estudos sobre riscos de câncer e excesso de peso. “A incidência de câncer devido ao excesso de peso ou obesidade é mais ampla do que se acredita atualmente”, afirmou Graham Colditz, especialista em prevenção do câncer da Universidade de Medicina de Washington, em St. Louis.

Segundo os cientistas, dentre os motivos que relacionariam o excesso de peso ao câncer seria o fato de a gordura no corpo aumentar o índice de testosterona, insulina e estrogênio, o que promove inflamação e pode levar ao crescimento de um tumor. “Os fatores do estilo de vida, ter uma dieta saudável, manter um peso saudável e praticar exercícios, além de não fumar, podem ter um impacto significativo na redução do risco de câncer”, afirmou Colditz.