Mix de nutrientes entram em ação para combater a queda

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Embora seja formado pela queratina, o cabelo soma outros nutrientes responsáveis pela manutenção de seu estado saudável.

Na lista dos colaboradores dos fios brilhosos e do couro cabeludo livre de escamações estão a niacina, a biotina, o zinco e as vitaminas A, B6 e C.

cabeloA vitamina E é importante para a saúde capilar por atuar na formação dos capilares sanguíneos, favorecendo a circulação sanguínea e reduzindo, assim, a queda do cabelo. Embora a sua participação seja indireta, quem deseja ter um cabelo bonito e saudável deve incluir os seguintes alimentos na sua alimentação diária: frutos secos, sementes, óleos vegetais (soja, milho, cártamo) e azeite.

A vitamina B12 é outro micronutriente imprescindível. A sua carência torna os cabelos cinzentos, baços, quebradiços e acentua a sua queda. Boas fontes desta vitamina são fígados e outras vísceras, ostras, carnes (principalmente vermelha), ovos, soja, cereais integrais, leite e derivados, peixes e batata. O ácido fólico desempenha diversas funções no organismo como a renovação celular, a formação dos ácidos nucleicos, das proteínas estruturais e dos glóbulos vermelhos. A sua deficiência perturba diversas vias metabólicas provocando a queda de cabelos, sobrancelhas e pestanas. As vísceras, os vegetais folhosos, os legumes, o milho, o amendoim, o arroz, a laranja, o trigo, a soja e a levedura de cerveja são boas fontes deste micronutriente.
Além das vitaminas, os minerais são fundamentais para a manutenção da saúde dos cabelos. A carência de ferro, por exemplo, promove a queda acentuada do cabelo e torna-os mais finos e quebradiços. Aposte no consumo frequente de vegetais de folhas verdes escuras, cereais integrais, soja, lentilhas e carnes. Acrescente uma fonte de vitamina C (ex: laranja) para aumentar a absorção deste mineral. O zinco é um mineral que participa em inúmeras funções orgânicas e a sua carência lentifica o crescimento capilar e promove a queda. Os alimentos que se destacam pelo conteúdo em zinco são carnes (mamíferos e aves), ovos, fígado, cogumelos, grãos integrais, ostras e mariscos, leguminosas como o feijão, o grão, as favas ou as ervilhas, e o gengibre.

Se a queda de cabelo é muito acentuada, ela pode ser decorrência de deficiência de minerais e vitaminas.

Vale lembrar que é muito importante buscar ajuda de um dermatologista para avaliar o caso e recomendar o melhor tratamento.