O que é mais calórico, manteiga ou margarina?

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Ambos são alimentos ricos em gorduras, portanto calóricos. Se estiver controlando o peso atente-se às quantidades diárias consumidas.

Manteiga é fonte de gordura animal e Margarina (vegetal)

Em tese, as gorduras vegetais seriam “menos ruins”, mas as margarinas passam por um processo químico para ficar sólida – a hidrogenação – que gera as chamadas gorduras trans (deveriam ser consumidas no máximo até 1% VCT; mas lembre-se que vários alimentos industrializados a contem), que aumentam o LDL e ainda diminuem o “colesterol bom”, o HDL.

Segundo a I Diretriz sobre o consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular (Arq Bras Cardiol. 2013;100(1Supl.3):1-40) A relação do consumo de manteiga e colesterolemia é controverso;porém, se for moderado e dentro das recomendações de gordura saturada (até 10% das calorias totais), poderá fazer parte da dieta”. Àqueles que já estão com alteração de colesterol deverão manter a ingestão maximo de gorduras saturadas até 7% VCT.

Escolha o que te agrada mais em saber desde que as quantidades diárias de manteiga ou margarina não seja maior que 1 col sopa.

Alternativdas para quem tem colesterol alto, é substituir manteiga e margarina por queijo cottage ou ricota, requeijão light (terão seu teor de G reduzido e por serem derivados do leite são ricos em proteínas).

Lembrar que diversas são as estratégias nutricionais capazes de compor o modo de ação para a manutenção da saúde cardiovascular ou a redução do risco de danos cardiovasculares (não apenas o consumo de um ou outro alimento):

A DIETA é um deles com o incentivo ao consumo de alimentos saudáveis como os ricos em ácidos graxos Ômega, maior teor de grãos integrais, distribuição racional de vitaminas e minerais, enfatizando-se a redução do conteúdo de sódio. Além disso, a substituição pontual de alimentos ricos em gorduras prejudiciais por outros com perfis mais adequados no que tange a seus conteúdos de ácidos graxos tem sido adotada como prática eficaz.

Para redução do colesterol é necessário manter atividade física regular, cessar tabagismo e restringir o consumo diário e/ou associado de: vísceras (fígado, miolo, miúdos), leite integral e seus derivados (queijo, manteiga, creme de leite),biscoitos amanteigados, croissants, folhados, sorvetes cremosos, embutidos (salsicha, lingüiça, bacon, torresmo) e frios (presunto, salame, mortadela), pele de aves,frutos do mar (lagosta, camarão, ostra, marisco, polvo), gema de ovo.

Nenhum desses alimentos sozinhos serão responsáveis por alterações no seu colesterol ou ganho de peso, e sim o consumo desequilibrado, bem como maior que o seu gasto.

Compare e veja as diferenças em especial no teor de proteínas melhor do requeijão light e cottage, bem como gorduras totais e saturadas em 1 col de sopa! Vale optar pelo pão com manteiga de manhã no seu café mas para o lanche da tarde opte pela combinação de uma torrada com requeijão light ou cottage. Assim você terá variedade em seu dia e terá equilibrio entre o consumo de gorduras.

PORÇÃO DE 10G (1 COLHER DE SOPA)
                                      manteiga   margarina requeijão light cottage
Valor energético (kcal) 72 32 17 19,6
Carboidratos (g) 0 0 0 0,64
Proteínas (g) 0 0 1,3 2,4
Gorduras Totais (g) 8,0 3,5 1,3 0,86
Gorduras Saturadas (g) 5,5 0,9 0,8 0,54
Gorduras Trans (g) 0 ** 0
Fibra Alimentar (g) 0 0 0 0
Sódio (mg) 78 70 58,66 39

 

Curiosidades:

LIGHT_DIET_NATURALA Manteiga ghee (ou clarificada) é oriunda da culinária indiana, pode ser feita em casa com a manteiga sem sal derretida em fogo brando que formando espuma deverá ser totalmente retirada até sobrar um líquido transparente amarelado, mais límpido (livre de impurezas). Acondicionar num vidro e armazenar em geladeira (máximo 3 dias). Terás uma manteiga sem traços de lactose e mais limpa (mas com calorias e gorduras como a manteiga tradicional, logo atente-se às qdes se estiver em dieta ou necessita controlar o colesterol).

Margarina com fitosteróis:  avaliar o custo-benefício, pois o seu alto custo e consumo exclusivo com objetivo de redução de colesterol, sem dieta saudável e exercícios nada adiantará.

vegetaisOs fitosteróis são encontrados apenas nos vegetais e desempenham funções análogas ao colesterol (b-sitoesterol (óleos vegetais) – Reduzem a colesterolemia por competirem com a absorção do colesterol da luz intestinal

 

Uma dieta balanceada com quantidades adequadas de vegetais fornece aproximadamente 200 a 400mg de fitosteróis e os níveis plasmáticos variam de 0,3 a 1,7 mg/dL . No entanto, é necessária a ingestão de 2 g/dia de fitosteróis para a redução média de 10-15% do LDL-C. Os fitosteróis não influenciam os níveis plasmáticos de HDL-C e de triglicérides.

A ingestão de 3 a 4 g/dia de fitosteróis pode ser utilizada como adjuvante ao tratamento hipolipemiante.