Os Grupos Alimentares

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O que são os grupos alimentares?

De acordo com a composição e os nutrientes que fornecem, os alimentos são classificados nos chamados “Grupos Alimentares”. Alguns desses nutrientes participam da formação de tecidos do nosso corpo, outros ajudam e controlam as funções orgânicas e outros ainda, nos fornecem energia e calor.
Basicamente, são 3 os Grupos Alimentares:

CONSTRUTORES: constituídos pelos alimentos ricos em PROTEÍNAS e atuam na formação da massa muscular e na regeneração de tecidos e são muito importante na fase de crescimento, pois atuam na formação dos órgãos, músculos e tecidos, além de participar de funções metabólicas, como produção de algumas enzimas.

REGULADORES: constituídos pelos alimentos que são ricos em VITAMINAS, MINERAIS E FIBRAS. Esses são responsáveis por regular nosso sistema imunológico, endócrino, nervoso e respiratório. E as fibras vão regular nossa função intestinal.
ENERGÉTICOS: constituídos pelos alimentos ricos em CARBOIDRATOS e LIPÍDIOS, que fornecem energia para o funcionamento de todo o sistema corporal, que é fundamental para nossa sobrevivência.
Todos os grupos são ESSENCIAIS e necessários na nossa alimentação e devem ser consumidos regularmente todos os dias, sempre com moderação em quantidades adequadas, em uma dieta equilibrada.

Os Energéticos são os alimentos que devem ser ingeridos em maiores quantidades, assim como as Frutas e as Hortaliças (Reguladores). Os alimentos ricos em proteínas (Construtores) devem ser ingeridos com moderação, caso das Carnes e Leites. Já os Açúcares e Óleos podem ser ingeridos em quantidades mínimas, mas o melhor mesmo é evitá-los.

Coma diariamente:
Energéticos:

Reguladores:

 

Construtores:

E no máximo (evite):
Referência: TIRAPEGUI, J.; MENDES, R. R. Introdução à Nutrição. In: TIRAPEGUI, J. Nutrição: fundamentos e aspectos atuais. – São Paulo: Editora Atheneu, 2002. Cap 1. pág. 1 a 6.