Você já sentiu desconfortos musculares?

0
530

As dores musculares sentidas nos dias seguintes à prática de exercícios podem acontecer por um maior esforço durante a atividade, em que as fibras musculares sofrem lesões microscópicas.

A câimbra muscular, por sua vez, é uma contração súbita, localizada, involuntária e contínua de qualquer músculo do corpo.Para manter os músculos saudáveis, é fundamental aliar atividades físicas com hábitos alimentares equilibrados.

Confira outros pontos de atenção:

Hidratação

É preciso ficar atenta à hidratação antes, durante e depois da atividade física. Um consumo insuficiente de líquidos pode aumentar o risco de dores musculares. Algumas opções para hidratação são água pura ou aromatizada, água de coco, chás e sucos naturais sem adição de açúcar.

Consumo de proteína

Como as proteínas são o principal componente dos músculos, é preciso repor os estoques perdidos durante a atividade física. É possível consumi-las por meio de leite, queijos, iogurte, ovos, carnes bovinas, suínas e de aves após o exercício.

Consumo de sais minerais

O consumo insuficiente de minerais como magnésio, potássio e cálcio pode aumentar a chance do aparecimento de dores musculares, como as câimbras. Esses nutrientes são encontrados principalmente em leites e derivados, cereais integrais e castanhas (magnésio), sementes (magnésio e potássio), frutas, legumes e verduras (potássio).

Consumo de gorduras saudáveis

As gorduras boas (insaturadas), com destaque para a chamada ômega-3, presentes em peixes e na semente de linhaça, têm ação anti-inflamatória no corpo e podem contribuir na diminuição das inflamações musculares.

professor-academia1

Para prevenir desconfortos após a prática de exercícios físicos, é fundamental contar com profissionais que orientem os treinos e a alimentação de maneira individualizada. Antes de escolher a modalidade que você vai praticar, é importante entender a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos.